Remoção

“Estive nos dias 26 e 27 de agosto de 2006 na Comunidade do Canal do Cortado, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, cobrindo fotograficamente uma das ações de remoção da Prefeitura do Rio de Janeiro, com destruição das casas dos moradores. Fiquei perplexo com a forma e a brutalidade que o processo se deu. Fiquei no local da tarde do dia 26 até o amanhecer do dia seguinte.

Durante minha estada no local, conheci pessoas maravilhosas e hospitaleiras que me acolheram (apesar de tudo) com um misto de simpatia e esperança de que meu trabalho pudesse de alguma forma, contribuir para que essa injustiça fosse amenizada. Passei a noite no local junto com os moradores e pude escutar histórias como a de Dona Doralina, moradora mais antiga do Canal do Cortado. Ela disse que apesar de todos os problemas que ocorreram durante os 20 anos que ela mora lá, nunca tinha visto um absurdo tamanho como o que aconteceu nesses dias pelos funcionários da Prefeitura. Nas fotos (neste link), podemos ver que nem mesmo os móveis dos moradores puderam ser retirados por completo de suas casas. Ficam aqui registrados minha indignação e algumas imagens dos escombros.”

Sandraque Santos 


 

Deixe um comentário

